sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Leituras

"O Mundo proclamou a liberdade, especialmente nos últimos tempos, e o que vemos na liberdade deles? Só escravidão e suicídio! Porque o mundo diz: "Tens necessidades, portanto satisfá-las, porque tens os mesmos direitos que as pessoas mais nobres e mais ricas. Não temas satisfazê-las mas, inclusive, multiplica-as" - eis a doutrina actual do mundo (...) Entendendo a liberdade como a multiplicação e a rápida satisfação das necessidades, deformam a sua natureza, porque geram em si muitos desejos, hábitos e invenções absurdos e estúpidos (...) Não é pois de admirar que, em vez da liberdade, eles tenham entrado na escravidão e que, em vez do serviço pelo amor fraterno e pela unidade humana, eles tenham entrado no caminho da separação e do isolamento, da solidão." (Dostoiévski, F., Os Irmãos Karamázov)

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Decisões

Após seis meses, regresso à escola numa situação normal, mas sem ser para dar aulas, pois este ano decidimos que ficaria em casa. De facto, a surpresa foi boa. A maioria dos colegas, compreendeu a nossa decisão de ficar "mãe a tempo inteiro", não que isso mudasse alguma coisa, mas faz-me lembrar a toda a hora, que quem conhece profundamente a escola, entende a importância de acompanhar os filhos (mesmo que tomasse opções diferentes e mesmo não sendo cristãs), pois o que temos visto não nos agrada e sabemos ser este o futuro da nossa sociedade. Os nossos governantes deviam deixar de dizer que apoiam as familias, para começar a apoiar as familias de facto se pretendem que isto vá a algum lado.
No final, encontro uma colega minha, que ficou extremamente contente com a minha decisão e percebeu este ponto de vista, dizendo que gostava de ter um marido em que uma coisa assim fosse possível (ainda não é casada) e terminou dizendo "Daqui a um ano, espero voltar a ver-te nessas condições e com esse sorriso tão belo".
E de facto, é isso que eu peço a Deus!
Marta Nunes Oliveira