terça-feira, 3 de junho de 2008

A prática da presença de Deus*

Cristianismo é oração! A oração sempre foi central na fé judaica e cristã. O relacionamento entre Deus e o seu povo sempre foi uma marca distintiva da fé bíblica. A vida eterna oferecida aos Homens é definida por Cristo como o “conhecimento do único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo enviado por Ele” (Jo 17:3). Mas, como conhecer alguém sem estar com, sem partilhar, sem comunicar?

Se entendermos a vida eterna como o “chegar a conhecer Deus”, a oração certamente será o centro da fé. Se entendermos a oração como “acção de relacionamento” então tudo o que façamos para conhecer a Deus terá de passar pela oração.

Talvez uma das maiores razões pela qual negligenciamos tanto a oração seja o significado que lhe atribuímos. Pode ser que o primeiro motivo pela qual a nossa vida de oração é tão pobre seja a razão pela qual oramos. O que tem acontecido para que a oração seja tantas vezes enfadonha? O que temos feito à oração para que ela seja tantas vezes algo tão limitado – tanto em termos de espaço, de tempo, de forma, de conteúdo?

Tiago Oliveira
*Título dado à compilação de conversas e cartas da autoria de "Brother Lawrence"

1 comentário:

Jorge Oliveira disse...

Muito bom (o post e o livro).