quarta-feira, 6 de março de 2013

+ Filhos

Sempre estranhei o facto de uma familia com três filhos (como o meu caso) ser considerada uma família numerosa no meu País de origem - Portugal. Se numeroso significasse ter algo que se pudesse numerar, ora até com um filho podia ser uma família numerosa. Mas não é, visto que a palavra "numerosa" significa "em grande número", é um bocado dificil compreender onde três é um grande número, claro há coisas em que três pode ser um grande número, como por exemplo comer três bolos  de uma vez, mas percebe-se claramente que não é disso que estou a falar. Tudo fez mais sentido quando cheguei aqui ao Mississippi e três filhos era um número bastante comum, encontrando à minha volta pessoas com 4, 5, 6, 7, 8 e 11 filhos. Podia ser um facto natural, apetece-lhes e pronto, mas é mais profundo que isso, é uma convicção cristã de que os filhos não são um fardo, são um mandamento. Não quero discutir aqui se o um filho também não é cumprir o mandamento, mais uma vez não é disso que falo, embora se tivesse que aconselhar alguém diria para não ter apenas um, até me arriscaria a dizer para não ter apenas aquele número que muita gente considera o número perfeito de filhos-2. (tirando as excepções óbvias de pessoas que não podem ter filhos, ou mais do que um, etc...).
Mas, à medida que a família vai aumentando vão-se passando coisas à nossa volta e ao ler este artigo lembrei-me disso. Este artigo refere algumas das coisas que as familias numerosas vão ouvindo.

http://shine.yahoo.com/parenting/10-things-never-mom-big-family-154600448.html

Se acrescentassemos a este artigo o que as familias com filhos todos do mesmo sexo, poderiamos colocar: "Està à procura da menina?", "É outro rapaz, que pena!" "Eu tenho uma menina e um rapaz, saiu-me mesmo à sorte grande!":
As minhas respostas não seriam com certeza as que leio no artigo (embora perceba a sua parte engraçada), mas gostaria que compreedessem que as nossas decisões e as coisas que nem sequer passam pelas nossas mãos são obra de Deus e neste caso por em causa uma criança que nasce, seja rapariga ou rapaz é com certeza estar a perguntar aos Pais qual o filho que dispensavam (dura pergunta) e questionar a soberania de Deus.

Sem comentários: