domingo, 30 de março de 2008

Filhos II

Continuando o pensamento anterior, parece-me que vou chegando à conclusão de que realmente a mulher na fase de criação dos filhos, deveria ficar em casa a ocupar-se dessa função. Por mim até podia ser o homem a cumprir este papel, apenas falo na mulher por ter uma função natural de alimentação do bebé nas primeiras etapas da sua vida. Percebo que foi uma vitória histórica a mulher poder ingressar no mundo do trabalho tal como o homem (ou pelo menos lá perto). Mas sejamos honestos, quem tem a possibilidade de formar uma familia percebe, alguma coisa há-de ficar para trás. A gestão duma carreira de sucesso e de uma educação de sucesso parece-me simplesmente uma tarefa sobrenatural, e penso que nós humanos não temos essa capacidade. Mas se alguém é capaz ( e há concerteza esses casos) dou-lhes os meus parabéns e admiração.
No entanto, revolta-me o facto de considerarem uma desvalorização do ser humano dedicar-se à educação dos seus filhos, que por acaso farão parte do futuro de uma sociedade? Se alguém tomar a opção louca, (pelo menos em Portugal assim é entendida) de ficar um tempo em casa a cuidar dos filhos será vista como o pobre coitado que não se vai desenvolver profissionalmente, socialmente ou culturalmente?
Pois bem, para quem tem essa possibilidade e tomou corajosamente essa opção, para esses também vai a minha admiração, pois colherão mais tarde os frutos daquilo que semearam nos seus filhos.

Sem comentários: