domingo, 30 de março de 2008

Filhos II

Continuando o pensamento anterior, parece-me que vou chegando à conclusão de que realmente a mulher na fase de criação dos filhos, deveria ficar em casa a ocupar-se dessa função. Por mim até podia ser o homem a cumprir este papel, apenas falo na mulher por ter uma função natural de alimentação do bebé nas primeiras etapas da sua vida. Percebo que foi uma vitória histórica a mulher poder ingressar no mundo do trabalho tal como o homem (ou pelo menos lá perto). Mas sejamos honestos, quem tem a possibilidade de formar uma familia percebe, alguma coisa há-de ficar para trás. A gestão duma carreira de sucesso e de uma educação de sucesso parece-me simplesmente uma tarefa sobrenatural, e penso que nós humanos não temos essa capacidade. Mas se alguém é capaz ( e há concerteza esses casos) dou-lhes os meus parabéns e admiração.
No entanto, revolta-me o facto de considerarem uma desvalorização do ser humano dedicar-se à educação dos seus filhos, que por acaso farão parte do futuro de uma sociedade? Se alguém tomar a opção louca, (pelo menos em Portugal assim é entendida) de ficar um tempo em casa a cuidar dos filhos será vista como o pobre coitado que não se vai desenvolver profissionalmente, socialmente ou culturalmente?
Pois bem, para quem tem essa possibilidade e tomou corajosamente essa opção, para esses também vai a minha admiração, pois colherão mais tarde os frutos daquilo que semearam nos seus filhos.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Filhos

Depois do período de reflexão, ou pelo menos supostamente de reflexão pela Páscoa, volto.
Volto com uma reflexão que há muito tenho vindo a desenvolver - O que é será que os filhos trazem de bom? Eu tenho filhos, sim. E essa experiência tem-me feito pensar constantemente. São noites mal dormidas, birras sem sentido, preocupações com as doenças, cansaço insuportável, férias condicionadas, carreiras comprometidas, dinheiro bem contado, etc. Percebo que alguns colegas meus não pensem ter esta trabalheira toda, ou então pensem diminuí-la para uma só (só um rebento). Percebo sim, mas de um modo geral, não deixa de ser egoísmo.
Apercebo-me que os filhos nos ensinam a viver sem olharmos só para nós próprios e a dia-a-dia aperfeiçoarmos aquilo a que chamamos amor, e talvez aproximarmo-nos mais o ideal cristão.

sexta-feira, 21 de março de 2008

Sexta-Feira santa

A morte de Cristo.

Escola em Alvoroço II

Pelos vistos tinha razão. Na escola está tudo em alvoroço. Até os alunos se dignam a enfrentar os professores que cumprem os regulamentos e lhes tiram os telemóveis, que por acaso, mas só por acaso não se deveriam utilizar nas aulas.
E falo nisto porque me preocupa a formação que os nossos filhos irão ter nesta escola. É que a escola é inclusiva (para todo o tipo de cidadãos), só é pena é que inclua pouco a protecção dos professores e dos alunos que têm alguma intenção de aprender, de se formar para a vida futura como cidadãos responsáveis.
Parece-me que a opinião pública tem muitas vezes uma imagem negativa dos professores, resultado por vezes das polémicas com o Ministério da Educação, mas e que tal começarem a olhar para a escola com olhos de ver e começarem a preocupar-se com o futuro dos nossos filhos, que ao fim ao cabo é o futuro da nossa sociedade?

quarta-feira, 19 de março de 2008

Escola em alvoroço

Há uns dias atrás entrei na escola e tive um choque. Estava tudo em alvoroço. Uma agitação tremenda. E porquê? Avaliação do desempenho dos professores. Não sou contra a indignação e manifestação da opinião, mas acho que me indigna mais o facto de ver quão podre e cruel é o ser humano quando se trata do seu umbigo.
Continuo a dizer, sou a favor de que se deva lutar pelo que se acha correcto e pelos direitos de cada indivíduo/grupo, mas não será que perservar a saúde mental e social deveria também ser a prioridade de um cidadão?
É que quase me apetece dizer que está tudo louco na escola....

terça-feira, 18 de março de 2008

Continuação

Continuando as apresentações. Este nickname pelo qual me apresento talvez faça lembrar os super-heróis. Pode ter sido influência de uma série que por vezes perco tempo a ver - Smalville. Aliás, série essa que até este últimos dias nunca tinha merecido muito da minha atenção, mas ultimamente passei a dar uma olhada. Não é que se aprenda alguma coisa, simplesmente nos distrai um pouco. E talvez, todos nós por vezes desejássemos contactar com a Kriptonite e passar a ter algum super-poder... A verdade é que muitas vezes nos sentimos impelidos a parecer super-heróis desta vida, coisa que diga-se de passagem seria uma pura ilusão...

Apresentações

Não pensemos que o título deste blog tenha directamente algo a ver com o objectivo para o qual foi criado. Simplesmente faz parte de uma música que ouvi algures, e achei muito interessante. Para além disso, sou fã das obras de Lobo Antunes (pelos menos das que li, infelizmente, não foram muitas). Pretendemos apenas ir escrevendo umas notas soltas da vida do dia-a-dia, por isso aqui estou neste novo mundo para mim (velho para muitos dos meus ilustres conhecidos)